6 dicas para ser mais produtivo

by - 12:28


Quando comecei a trabalhar a partir de casa no inicio do ano, muitas vezes dava por mim com a cabeça em outro lado qualquer, a verificar as redes sociais, a pesquisar na internet sobre coisas que não tinham nada haver com o trabalho em questão ou apenas a olhar para a televisão. 
No final do dia sentia sempre que não tinha feito nada e claro está depois tinha que fazer tudo a correr para entregar o trabalho a horas.
Quando percebi o que estava a acontecer comecei a procurar algumas dicas que me ajudassem a afastar tudo aquilo em que andava a desperdiçar tempo.

Hoje trago então algumas dessas dicas que me têm ajudado bastante neste processo de ser mais produtiva.

  • Evitar interrupções / distrações - Tal como já referi em cima tanto as redes sociais como a televisão estavam a ser uma grande distração para mim. Agora simplesmente não ligo a televisão e deixo o telemóvel  em modo silencioso enquanto trabalho. Eu sei que pode ser bastante tentador querer espreitar só para ver  se têm alguma notificação importante, mas vão ter tempo para isso mais tarde.
  • Fazer listas - Todas as manhãs faço uma lista de tudo o que tenho para fazer nesse dia. começando sempre pelo que é mais importante. Assim tenho sempre algo pelo que me guiar e não calho no erro de me esquecer de alguma coisa. Porque sim, nós sempre pensamos que nos vamos lembrar de tudo, mas a verdade é que isso nuca acontece.
  • Criar prazos - O que eu quero dizer com isto é simplesmente não trabalhem horas e horas seguidas, isso simplesmente acaba com toda a produtividade e criatividade que temos. A nossa cabeça fica cansada e nada sai direito. Por isso estabeleçam um prazo para cada tarefa. Se acham que uma certa tarefa vai demorar 30 minutos a fazer então coloquem no cronometro 30 minutos e ponham-no a contar assim que começaram a trabalhar nessa tarefa. Assim sabem que têm de a fazer nesse tempo, por isso nada de distrações. Quando esses 30 minutos chegarem ao fim tirem uma pausa de 5/10 minutos até voltarem novamente ao trabalho.
  • Fazer o pior primeiro - Todos temos aquela tarefa que estamos sempre a adiar ou porque dizemos que não estamos preparados, ou porque dizemos que vai demorar muito tempo, ou bla bla bla... A verdade é que essa tarefa acaba por ser a mais importante e por ser assim tão importante é que temos medo de nos dedicar a ela. Pois bem, essa tarefa deve ser sempre a primeira a fazer. Assim quando a começamos ainda não estamos com a cabeça cansada o que pode facilitar bastante as coisas e simplesmente se estiver feita não vai mais ocupar espaço dentro da nossa cabeça. Na verdade, ficamos mais aliviados.
  • Terminar tudo o que começar - Se existe algo que começamos necessariamente temos que acabar. Todos nós já sabemos que se deixarmos algo a meio o mais provável é que nunca o demos por concluído. Simplesmente vai indo até esquecer.
  • Ter um espaço arrumado - Tudo aquilo que nos rodeia influencia a maneira como nos sentimos e trabalhamos. Se tivermos um espaço limpo e arrumado sentimo-nos bastante mais felizes. Já se estivermos a trabalhar no meio da desarrumação, ficamos bastante stressados. O mesmo acontece com a desarrumação digital - estou a falar do email por exemplo que tem não sei quantos emails por ler ou até mesmo do ambiente de trabalho do computador (eu sei como é complicado, também ainda estou a trabalhar nesta parte). 
E vocês o que fazem para se manterem produtivos?
Espero que tenham gostado das dicas e que vos ajudem no presente como também num futuro próximo.


You May Also Like

24 comentários

  1. Nossa que acho que tenho de seguir algumas das tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post (Compras Avon?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Fazer listas é a minha especialidade, faço para tudo :P

    O mais difícil para mim é mesmo o terminar o que comecei, muitas vezes começo outras coisas antes de acabar outras e fica tudo uma confusão.

    Beijinhos*

    http://noobdamaquilhagem.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas!
    Costumo fazer listas para tudo, ajudam imenso! Para além disso, ter o espaço arrumado é realmente das coisas mais importantes (pelo menos para mim), não me consigo mesmo concentrar se não tiver arrumado tudo primeiro xD

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  4. Eu faço listas para tudo, dá-me logo a sensação que estou mais organizada e preparada para tudo.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ter o espaço arrumado e organizar tudo o que preciso para determinada tarefa são os primeiros passos que dou. Também costumo recorrer a listas e minimizo ao máximo as distrações. E, além disso, estabeleço um prazo para cada tarefa, intercalando com alguns intervalos :)

    r: Que bom, fico contente!

    ResponderEliminar
  6. Muito boas essas dicas, realmente ajudam demais elas.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas que deste :) Já ponho em prática algumas :P
    Um beijinho*
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo .. até na altura que andei estudando na Universidade lembro me que aplicava algumas destas coisinhas e resultavam 😁

    ResponderEliminar
  9. Que dicas ótimas! Vou começar a usá-las também!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho de estabelecer metas e fazer sempre o pior primeiro para dedicar-me a fazê-lo.

    ResponderEliminar
  11. Eu sou muito imperativa e não deixo nada de lado achei magnifico e motivador o post
    Parabéns***

    ResponderEliminar
  12. Boas dicas :). Sou conhecida aqui pela blogo como a rainha das listas, mas faço listas para tudo mesmo, não é só para publicações.
    Fazer o pior primeiro é algo que tenho tentado implementar ultimamente e tem resultado muito bem.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  13. r: Muito, muito obrigada *-*
    É mesmo gratificante receber esse feedback!

    ResponderEliminar
  14. Que poste maravilhoso.
    Ótimas dicas!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Eu também prefiro fazer o pior primeiro! Acho ótimo me livrar da tarefa mais chata, o quanto antes. Dá até um certo alívio depois, e o resto das tarefas parece fluir com mais facilidade. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  16. Excelentes dicas mesmo! Se há coisa que me ajuda imenso é fazer listas. Isso e ter um espacinho arrumado e organizado. <3
    www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  17. O meu problema é o criar prazos. Eu bem os crio, agora cumprir...
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  18. Adorei as dicas e tens razão em todas elas!
    Segui o blog, beijinho grande!
    https://inessemfiltros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Estava a ler as tuas dicas e estava a ver me a mim própria. Imagino a vida dos jovens, os que andam no secundário como deve ser difícil estudarem com tantas distrações no telemóvel e tão apelativas. Tem de se ser muito forte para resistir e não acho que tenham esse nível de organização sem a ajuda dos pais.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  20. Por vezes é muito difícil sair da procrastinação, mas também tento seguir essas regras para que consiga fazer as coisas melhor e o mais rápido possível :p

    Beijinhos,
    <a href="http://www.lifewithju.com”>Joana, do blog Life with Ju</a>

    ResponderEliminar
  21. Desde que mudei de casa desleixei-me muito, por isso estou adorar ler as tuas dicas! Vou começar a experimenta-las :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  22. Boas dicas. Eu consigo organizar-me!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  23. Eu sou bastante organizada por isso consigo facilmente focar-me no que estou a fazer mas boas dicas! beijinhos

    ResponderEliminar