Leituras: Essencialismo - Aprenda a fazer menos mas melhor

by - 16:27

Essencialismo

Quem me segue no instagram já me ouviu falar muito deste livro que vos trago hoje. Chama-se Essencialismo e foi escrito pelo consultor de negócios Greg McKeown, especialista em liderança e estratégia. McKeown foi até nomeado em 2012 um dos "Jovens Líderes Globais" pelo Fórum Económico Mundial.
Embora seja um livro mais virado para a área dos negócios e do trabalho, conseguimos usar toda esta cultura também a um nível mais pessoal.

"O essencialismo é a solução para controlar todas as suas escolhas, identificar as tarefas verdadeiramente importantes na sua vida e fazer menos, mas melhor."

Durante todo o livro o escritor reforça o quanto a nossa vida pode mudar tanto no campo profissional como no campo pessoal quando aprendemos a dizer "não" ao que não é verdadeiramente importante.
Sem dar por isso, todos os dias nos vemos em situações nas quais simplesmente não queríamos estar. A maior parte das vezes fomos lá colocados por outros. E sabem porquê? Porque a nossa sociedade vê quem diz o "não" como o "preguiçoso que não quer trabalhar".

Quantas vezes a vossa lista de tarefas cresce mais e mais a cada segundo que passa? Todos os dias? 
E quantas vezes se sentem sobrecarregados com isso, sem energia e sem motivação para continuar? Isso é a cultura que nos foi imposta desde cedo tanto na nossa vida como nas empresas em que trabalhamos. 
Isso é o não-essencialismo.

Agora pensem como seria se dissessem não a algumas dessas coisas. Como se sentiriam?

O escritor dá-nos a conhecer esta nova cultura utilizada em empresas de bastante sucesso como a Linkedin e a Apple, mostrando assim que é possível ter sucesso escolhendo apenas o que é mais importante e ganhando tempo para a nossa vida pessoal.

É preciso conseguir definir prioridades, antes que os outros o façam por nós.

"Haverá um ponto em que fazer mais não produz mais? Haverá um ponto em que fazer menos (mas pensando mais) irá na verdade produzir melhores desfechos?"

"Gostava de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse"

5 lições que podemos tirar do livro

  • Se não criar prioridades na sua vida, alguém o fará por si
  • Dizer "sim" a uma coisa requer dizer "não" a outras
  • Mesmo as oportunidades que achamos boas podem não ser as mais valiosas
  • Fazer menos mas dedicando-se mais
  • Brincar não nos ajuda apenas a explorar o que é essencial. É essencial em si mesmo e por si mesmo.
É um livro que recomendo se estás a precisar de uma ajuda para começares a viver mais por ti e menos pelos outros.
Talvez seja uma oportunidade para adotares este estilo de vida.




You May Also Like

9 comentários

  1. Confesso que não conhecia, mas gostei dessas 5 lições, até porque, lá está, conseguem ser transversais!

    ResponderEliminar
  2. Tenho que o comprar. Parece ser super interessante. Acho que estou a precisar dessas dicas na minha vida.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Sem dar por isso, todos os dias nos vemos em situações nas quais simplesmente não queríamos estar. A maior parte das vezes fomos lá colocados por outros. E sabem porquê? Porque a nossa sociedade vê quem diz o "não" como o "preguiçoso que não quer trabalhar".
    Identifiquei-me tanto com isto: há quem pense que não quero trabalhar porque sou preguiçosa, quando não sou é compatível com o trabalho padrão actual. Quero ter um trabalho próprio, mas não sou apoiada e, em vez disso, continuo a ser pressionada para trabalhar num ambiente que me faz sentir mal.
    Preciso de ler esse livro. Grata pela dica :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo teu comentário no meu site. <3

    Adorei a tua review sobre o livro, gostei bastante e fiquei curiosa para ler o livro! Muitos beijinhos!

    www.asofiaferreira.com

    ResponderEliminar
  5. This sounds like a great read, especially after I feel like I'm all over the place lately too

    Sxx
    daringcoco.com
    enter my jord watch giveaway

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Lancei em Maio deste ano o meu primeiro livro "Tudo o que Sempre Quis", um livro que conta a história de 5 jovens que se perderam algures na estrada da vida e o destino junta-os numa pequena vila à beira-mar, levando-os a enfrentarem os seus fantasmas do passado. Uma história sobre os erros que cometemos, as consequências e as 2as oportunidades mas acima de tudo sobre o amor, a amizade verdadeira, a lealdade, a nossa família e o que fazemos pelas pessoas que mais amamos.
    Hoje, partilho contigo o meu novo blog! Para alguém do blog pessoal que já tinha (The Choice) criei um novo onde partilho o meu percurso enquanto recém-escritora!
    Espero que gostes, espero por ti em: https://anaritacorreiawriter.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Fiquei curiosa, parece ser uma leitura interessante! E faz todo o sentido essa visão, quer no mundo profissional, quer a nível pessoal. Se nos focarmos no que é realmente importante, se calhar não temos de nos perder com coisas mínimas, que apenas afetam a nossa produtividade (ou envolvimento, no caso da vida pessoal) em coisas mais necessárias e fundamentais..

    Gostei! :)

    Beijinhos,

    Daniela
    https://www.palavrapadrao.com/

    ResponderEliminar