5 dicas para trabalhar a partir de casa sem enlouquecer

by - 08:17


Quando digo a alguém que trabalho a partir de casa as pessoas pensam que é tudo muito mais fácil, afinal estou em casa logo devo ter tempo de fazer tudo e mais alguma coisa, certo?
Errado! Trabalhar a partir de casa pode ter os seus pontos positivos mas se não tivermos cuidado e criarmos algumas regras as coisas podem muito bem ser ainda mais complicadas.


Hoje trago 5 dicas que descobri serem de uma ajuda tremenda ao longo deste ano que tenho trabalhado a partir de casa.


  1. Criar horários - Não ter um horário foi um dos grandes erros que cometi quando comecei esta jornada. Assim como quando trabalhamos fora temos aquele horário certo para cumprir, quando se trabalha a partir de casa deve-se fazer o mesmo senão torna-se muito fácil trabalhar de manhã á noite sem descanso.
    Deve-se também separar o horário de trabalho do horário das coisas pessoais. 
  2. Fazer pausas - Fazer pausas é muito importante para que o nosso nível de produtividade seja maior. Não é por tirar uma pausa de 5/10min de hora a hora que se vai fazer menos do que se trabalhar horas e horas seguidas. Provavelmente até será ao contrário. Com as pausas voltará mais fresco e terá mais animo para o trabalho.
  3. Saber dizer não - O quão difícil é dizer "não" a alguém? Pois, muito, não é verdade? Já dei por mim tantas vezes á noite quando deveria estar com a minha família a aceitar trabalhos que precisam de ser entregues em 2 horas. E isto stressava-me verdadeiramente por dentro até que chegou a um ponto em que eu simplesmente comecei a dizer "não" a estes trabalhos que não me traziam nada a não ser stress. Por isso, dizer não ao que não nos sentimos bem a fazer é essencial, eu até dizia mais, é obrigatório para que não afetes a tua saúde mental.
  4. .Fugir das distrações - O melhor de trabalhar a partir de casa é que não temos ninguém a observar-nos mas esta sorte também nos pode trazer problemas. Telemóveis, televisões, Internet... tudo isto nos chama a atenção quando temos algo importante para fazer e um trabalho que demorava 30 minutos a fazer pode assim demorar 2/3 horas. É importante fugirmos destas distrações para que a nossa produtividade aumente.
  5. Evitar o isolamento - Trabalhar a partir de casa muitas vezes pode ser bastante aborrecido e manter contacto com o mundo exterior é necessário para o bom funcionamento do nosso cérebro. Passe algum tempo do seu dia com pessoas reais e discuta ideias para não perder a motivação.


You May Also Like

5 comentários

  1. Hum, acho que tenho de ver se sigo as tuas dicas, porque há sempre algo que estou a fazer e alguém tem sempre o habito de me chamar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Pode ser muito prático e cómodo, mas a verdade é que, se não criarmos uma rotina, acabamos por não conseguir trabalhar com qualidade.
    Estas dicas são essenciais!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que estes cinco pontos são bem fundamentais para se conseguir trabalhar em casa, mas até ganhar a prática... não é fácil.
    Gostei do post :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas e muito úteis.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  5. Essencialmente fugir das distrações que são tantas

    ResponderEliminar